Ministério da Educação

recitec_logotipo

  • Tamanho da letra
  • Página Inicial
  • Fale Conosco



Editorial
Revista Capixaba de Ciência e Tecnologia

Toda grande idéia começa como uma heresia e termina como um preconceito. Esta frase foi dita por um grande pensador do início do século XX, Heisenberg, pai da Mecânica Quântica, cujas bases fundamentaram a química e a física microscópica, além de confrontar fortes paradigmas filosóficos tais como o determinismo. A transformação de heresias em realidades, muito comum no âmbito da ciência, ocorre com freqüência na lingüística, política, relações humanas e estruturas públicas e privadas. Veja-se, por exemplo, o caso do CEFET/ES, antiga ETFES: há pouquíssimo tempo tinha como única finalidade a formação de técnicos no âmbito do nível médio de ensino. Hoje, o campo de atuação da instituição vem se ampliando para além do que sempre a identificou, incorporando gradativamente a pesquisa e a extensão. Este empreendimento tem tomado dimensões tão audaciosas que o plano estratégico já vislumbra sua transformação em universidade tecnológica dentro de poucos anos.


Fato importante de se destacar é que a o trabalho de pesquisa e extensão tem sido uma exigência crescente nas instituições de ensino superior, vindo ao encontro dos anseios da comunidade. Uma demonstração clara deste fato é a existência de duas instituições de fomento no estado, isto é, o FACITEC – Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia do Municipio de Vitória e a recém criada FAPES – Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. É missão da academia contribuir para a resolução de problemas tanto de ordem prática como subjetiva.


Neste contexto, novas necessidades se apresentam. Uma delas é a busca de uma maior difusão dos produtos resultantes dessas atividades bem como o intercâmbio entre os pesquisadores nos âmbitos estadual e nacional. A Revista Capixaba de Ciência e Tecnologia foi Fundada em 2006 e destina-se à publicação de trabalhos originais de pesquisa científica e tecnológica. Ela tem periodicidade semestral e é uma publicação do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo – CEFETES.


As normas de publicação apresentam as áreas de interesse abrangidas por este periódico semestral. O corpo editorial é composto por membros internos e externos, todos doutores com significativa contribuição científica.


Conclamamos os colegas imbuídos do espírito desbravador na produção do saber, que usufruam deste novo espaço agora colocado à disposição da comunidade científica. Cabe-nos apenas dizer que o Comitê Editorial desta revista se compromete a primar pela qualidade nas publicações doravante disponibilizadas.


Finalmente, gostaríamos de expressar nossos agradecimentos aos órgãos financiadores desta empreitada, a saber, a FAPES – Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, à FUNCEFETES – Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico do CEFET/ES e FACITEC – Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia do Municipio de Vitória.


Ozemar Souto Ventura e Joselito Nardy Ribeiro
Presidente e Vice-presidente do Conselho Editorial